Quem tem calopsita em casa sabe: "cuidado é fundamental".
Elas são maravilhosas, correspondem ao carinho e amor que damos a elas.
Se tem donos agressivos, elas serão agressivas.
Se tem donos carinhosos, elas serão carinhosas.
As calopsitas tem uma capacidade imensa de assimilar o que é ensinado a elas.
Conheço uma que a dona não sabe assobiar, mas de tanto mandar beijinhos ela também manda beijinhos.
Das que temos em casa, um em especial só canta o Hino Nacional após repetir várias vezes: "Canta pro papai" e "Cadê bebê", isto por que tenho costume de falar para ele (é um macho, só eles cantam) estas frases quando chego próximo a gaiola. Outro detalhe, até quando ouve o barulho da minha moto chegando ele reconhece que sou eu e começa a gritar e fazer bagunça. Se ouvir a minha voz dentro de casa então, é loucura total. É demais!!!
É incrível a capacidade destas pequenas aves.
É impossível não crer no Criador diante de seres como estes.
Até a próxima.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Quem Ama Cuida
Marcadores:
ama,
amor,
Arca das Calopsitas,
bagunça,
barulho,
beijinhos,
calopsita,
carinho,
casa,
cuidado,
especial,
fundamental,
Hino Nacional,
loucura,
moto
terça-feira, 8 de maio de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Cuidados com as Calopsitas
Para se ter uma calopsita feliz e saudável é preciso ter certos cuidados:
Mantenha sempre a gaiola bem limpa, troque diariamente a água da calopsita, lave bem o cochinho ou bebedouro e coloque água filtrada bem fresquinha, no calor procure borrifar água encima de seu pássaro borrife meio longe(sem exagero), elas adoram e não desperdiçam uma gotinha elas adoram.
Deixe a gaiola em um lugar arejado que bata luz do sol de manhã etc.
Não deixe suas(a) calopsitas(a) no vento,se quando começar a anoitecer não deixe a gaiola na varanda, garagem etc. Deixe elas(a) dentro de casa a noite, e esses animais precisam dormir bem, por isso não deixe a gaiola num lugar barulhento de noite, deixe-a em um lugar sem muito movimento, sem acende e apaga luz etc.elas dormem quando começa a anoitecer até o amanhecer.
Se possível coloque um pano fino sobre a gaiola a noite.
De muita atenção, carinho e tenha muita paciência.
Lave bem as mãos antes de pegar sua calopsita para fazer carinho etc.
Esses pássaros (calopsitas, periquitos, papagaios etc.) precisam desgastar o bico, por isso se possível procure dar brinquedinhos feitos para pássaros (esses produtos podem ser encontrados em lojas de ração etc.), assim eles desgastam o bico brincando.
As unhas geralmente os pássaros desgastam sozinho, mas se isso não ocorrer antes de cortar veja se lixando não resolve o problema.
O corte das penas esse é um assunto polêmico, na minha opinião, quando fosse na hora de cortar as penas eu faria a melhor escolha levaria meu pássaro na loja em que eu comprei ou em algum petshop de confiança, geralmente quem trabalha lá sabe o que fazer!
Eu prefiro e recomendo na hora de cortar as asas ir a um petshop, pois se você tentar cortar sozinho pode cortar um nervinho da asa e vai sangrar, sangrar...simplificando vai ser um problema.(Isso vale para periquito,papagaio,calopsita,cacatua etc.)
Á quando você for escolher a gaiola, não escolha uma gaiolinha, escolha uma gaiola que seja duas vezes maior que o tamanho das asas abertas, pois se ela começar a bater as asas se a gaiola for pequena ela vai bater as asas nas grades etc.
Agora com aquela gaiola duas vezes maior que as asas abertas da ave quando ela bater as asas (seja porque esta com coceira, porque esta assustado etc.) elas não vão bater, e não haverá problema algum.
A não coloque suas (a) calopsitas(a) em uma gaiola de papagaio, pois ela tem espaços grandes entre uma grade e outra, e suas(a) calopsitas(a) podem escapar, colocar a cabeçinha para fora da gaiola e ficar presa, enroscar o pesinho etc.
Muito cuidado, pomba, rolinha, pardais etc. podem transmitir doenças para sua calopsita, por isso procure deixar esses pássaros bem longe.
Quando a ave está com piolhos/ácaros, costuma coçar-se com muita frequência e as penas passam a cair. (não confundir com o comportamento natural que as aves têm de se coçar, que significa limpeza de suas penas). Nas aves de cor clara é fácil ver os piolhos passeando por entre as penas. Pode-se usar produto específico (sob forma de talco) debaixo das penas das asas e no rabo. Além disso, é necessário lavar muito bem gaiola e poleiros, deixando-os secar ao sol. Os poleiros ainda podem ser chamuscados na chama do fogão.
Na água da banheira de sua ave, você pode colocar vinagre que age sob forma preventiva.
Durante o período de muda de penas, o metabolismo da ave torna-se ainda mais acelerado, e a ave fica mais vulnerável a doenças, por essa razão, precisa de uma alimentação diferenciada nesse período, mais protéica
É normal ocorrer muda de penas no outono, pois é uma forma de as aves se prepararem para o inverno. Normalmente até duas mudas de penas por ano podem ser consideradas como normal.
Quando a ave se suja de papinha, é preciso paciência e ser feito em etapas, pode ser que não saia tudo de uma única vez, dependendo da quantidade da sujeira e do tempo transcorrido.
A papinha em contato com a água torna-se uma verdadeira "cola", grudando nas penas de uma tal forma que quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, fica mais difícil.
Lave com muito cuidado (não faça isso quando a ave acabou de comer) as penas do peito, da seguinte orma : ponha água morna numa bacia e deixe sabonete neutro (pode ser do líquido) por perto. Pegue um pouco do sabonete na mão, e junte um pouco de água morna e vá passando delicadamente por entre as penas, usando o dedo para desembaraçar. Lave também o bico retirando com os dedos a papinha grudada. Faça isso quando o tempo estiver quente, com sol. Seque com uma toalha delicadamente e depois use o secador na temperatura morna e de longe. Evite ao máximo molhar o corpo da ave, se restringindo mais às penas no momento da limpeza. Não se preocupe se não sair tudo de imediato.
No mais, a calopsita não precisa de banho: deixe uma banheirinha (existem banheiras específicas para aves à venda em pet shops) para sua calopsita, que ela mesma se encarregará de tomar banho quando sentir vontade!
A calopsita gosta de se banhar, entretanto, ave não acostumada a essa rotina pode não ter interesse e estranhar, o que é considerado normal. Você pode borrifá-la levemente, de longe, nos dias quentes e sem vento.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Casal de Calopsitas Reverso
Macho pérola reverso e fêmea canela reverso
Este casal faz parte das novas aquisições da Arca das Calopsitas.
Nosso objetivo é ter qualidade e excelência nos filhotes nascidos em nosso criadouro.
A Arca das Calopsitas prima sempre pelo melhor.
Aguardamos seu contato.
Somos Seres Criativos
"Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus,
de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem."
Hebreus 11:3
Fico maravilhado ao contemplar toda a criação de Deus!
A Palavra de Deus é tão clara ao nos revelar que TODAS AS COISAS foram criadas por Deus. Ele não apenas foi e é criativo, mas nos fez seres criativos também. Nos capacitou com toda a sorte de criatividade para realizarmos a Sua obra.
Bem-aventurado aquele que entende o santo propósito de Deus em toda a sua criação e se dispõe a ser usado pelo Criador conforme a Sua vontade. Bom seria se o homem se rendesse de vez ao Senhor. Tenho certeza que a humanidade seria muito mais feliz, pois assim diz a Palavra em Jeremias 29:11 - "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Sejam criativos e glorifiquem assim ao Senhor!
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Novas Aquisições
Estas são as mais novas aquisições da Arca das Calopsitas. Foram sete calopsitas reverso. São de uma beleza surpreendente! Após separar os casais, esperamos em breve mostrar aqui os novos filhotes. É só aguardar!
terça-feira, 10 de abril de 2012
Bombito canta o Hino Nacional!
As calopsitas são aves extremamente inteligentes, mansas e domesticáveis. Vejam este vídeo em que nosso "Bombito" (como chamamos um de nossos filhotes) canta o hino nacional. Ele dá um show!
domingo, 8 de abril de 2012
Conheça as calopsitas
Nome/Espécie : Calopsita (no Brasil)
Caturra (em Portugal)
Cockatiel (na língua inglesa)
Perruche calopsitte (na língua francesa)
Lorito de Copete (na Espanha)
Família: Cacatuidae
Ordem: Psittaciformes
Origem: Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
Caracteristicas: A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.
Tamanho: 30 cm (em média, quando adultos)
Peso: 85-120 gramas
Longevidade: variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente
Maturidade sexual: por volta dos 12 meses de vida
Reprodução: ano todo
Postura: 3 a 7 ovos (média)
Incubação: de 18 a 23 dias
Observação importante:
Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.
Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.
Fonte: Portal das Calopsitas
Nossa criação
Em nossa criação, possuímos dezenas de variações da espécie. As calopsitas são de origem australiana e ganharam o mundo. De cor natural cinza, elas foram sofrendo mutações e adquirindo variedade em sua coloração devido à ação do homem.
Sejam bem vindos!
Olá amigos!
Eu e minha família temos um grande prazer em nossa casa: Criar calopsitas!
São aves dóceis, domesticáveis, extremamente inteligentes que, aos poucos, vem conquistando os lares brasileiros. Neste Blog estaremos mostrando a vocês a nossa criação, dando dicas sobre os cuidados e trocando idéias com vocês. Sejam bem vindos à Arca das Calopsitas!
Osvaldo Figueira Silva
Assinar:
Postagens (Atom)