Para se ter uma calopsita feliz e saudável é preciso ter certos cuidados:
Mantenha sempre a gaiola bem limpa, troque diariamente a água da calopsita, lave bem o cochinho ou bebedouro e coloque água filtrada bem fresquinha, no calor procure borrifar água encima de seu pássaro borrife meio longe(sem exagero), elas adoram e não desperdiçam uma gotinha elas adoram.
Deixe a gaiola em um lugar arejado que bata luz do sol de manhã etc.
Não deixe suas(a) calopsitas(a) no vento,se quando começar a anoitecer não deixe a gaiola na varanda, garagem etc. Deixe elas(a) dentro de casa a noite, e esses animais precisam dormir bem, por isso não deixe a gaiola num lugar barulhento de noite, deixe-a em um lugar sem muito movimento, sem acende e apaga luz etc.elas dormem quando começa a anoitecer até o amanhecer.
Se possível coloque um pano fino sobre a gaiola a noite.
De muita atenção, carinho e tenha muita paciência.
Lave bem as mãos antes de pegar sua calopsita para fazer carinho etc.
Esses pássaros (calopsitas, periquitos, papagaios etc.) precisam desgastar o bico, por isso se possível procure dar brinquedinhos feitos para pássaros (esses produtos podem ser encontrados em lojas de ração etc.), assim eles desgastam o bico brincando.
As unhas geralmente os pássaros desgastam sozinho, mas se isso não ocorrer antes de cortar veja se lixando não resolve o problema.
O corte das penas esse é um assunto polêmico, na minha opinião, quando fosse na hora de cortar as penas eu faria a melhor escolha levaria meu pássaro na loja em que eu comprei ou em algum petshop de confiança, geralmente quem trabalha lá sabe o que fazer!
Eu prefiro e recomendo na hora de cortar as asas ir a um petshop, pois se você tentar cortar sozinho pode cortar um nervinho da asa e vai sangrar, sangrar...simplificando vai ser um problema.(Isso vale para periquito,papagaio,calopsita,cacatua etc.)
Á quando você for escolher a gaiola, não escolha uma gaiolinha, escolha uma gaiola que seja duas vezes maior que o tamanho das asas abertas, pois se ela começar a bater as asas se a gaiola for pequena ela vai bater as asas nas grades etc.
Agora com aquela gaiola duas vezes maior que as asas abertas da ave quando ela bater as asas (seja porque esta com coceira, porque esta assustado etc.) elas não vão bater, e não haverá problema algum.
A não coloque suas (a) calopsitas(a) em uma gaiola de papagaio, pois ela tem espaços grandes entre uma grade e outra, e suas(a) calopsitas(a) podem escapar, colocar a cabeçinha para fora da gaiola e ficar presa, enroscar o pesinho etc.
Muito cuidado, pomba, rolinha, pardais etc. podem transmitir doenças para sua calopsita, por isso procure deixar esses pássaros bem longe.
Quando a ave está com piolhos/ácaros, costuma coçar-se com muita frequência e as penas passam a cair. (não confundir com o comportamento natural que as aves têm de se coçar, que significa limpeza de suas penas). Nas aves de cor clara é fácil ver os piolhos passeando por entre as penas. Pode-se usar produto específico (sob forma de talco) debaixo das penas das asas e no rabo. Além disso, é necessário lavar muito bem gaiola e poleiros, deixando-os secar ao sol. Os poleiros ainda podem ser chamuscados na chama do fogão.
Na água da banheira de sua ave, você pode colocar vinagre que age sob forma preventiva.
Durante o período de muda de penas, o metabolismo da ave torna-se ainda mais acelerado, e a ave fica mais vulnerável a doenças, por essa razão, precisa de uma alimentação diferenciada nesse período, mais protéica
É normal ocorrer muda de penas no outono, pois é uma forma de as aves se prepararem para o inverno. Normalmente até duas mudas de penas por ano podem ser consideradas como normal.
Quando a ave se suja de papinha, é preciso paciência e ser feito em etapas, pode ser que não saia tudo de uma única vez, dependendo da quantidade da sujeira e do tempo transcorrido.
A papinha em contato com a água torna-se uma verdadeira "cola", grudando nas penas de uma tal forma que quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, fica mais difícil.
Lave com muito cuidado (não faça isso quando a ave acabou de comer) as penas do peito, da seguinte orma : ponha água morna numa bacia e deixe sabonete neutro (pode ser do líquido) por perto. Pegue um pouco do sabonete na mão, e junte um pouco de água morna e vá passando delicadamente por entre as penas, usando o dedo para desembaraçar. Lave também o bico retirando com os dedos a papinha grudada. Faça isso quando o tempo estiver quente, com sol. Seque com uma toalha delicadamente e depois use o secador na temperatura morna e de longe. Evite ao máximo molhar o corpo da ave, se restringindo mais às penas no momento da limpeza. Não se preocupe se não sair tudo de imediato.
No mais, a calopsita não precisa de banho: deixe uma banheirinha (existem banheiras específicas para aves à venda em pet shops) para sua calopsita, que ela mesma se encarregará de tomar banho quando sentir vontade!
A calopsita gosta de se banhar, entretanto, ave não acostumada a essa rotina pode não ter interesse e estranhar, o que é considerado normal. Você pode borrifá-la levemente, de longe, nos dias quentes e sem vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário